quarta-feira, 6 de maio de 2009

O Paes prometeu, mas foi Cabral quem fez!

O Rio ganhará de uma vez por todas o sistema de bilhete único como alternativa para melhorar o transporte público:
_
A ideia não é recente - Tanto que no site da Secretaria de Transportes do estado do Rio de Janeiro, existem inúmeros conclusões formadas à respeito do sistema, são eles: Aumento da Mobilidade Urbana; Aumento da diversidade de destinos; Redução de custos para o usuário; Redução de investimentos públicos em terminais de integração; Aumento da Empregabilidade; Ampliação da utilização do transporte coletivo; Redução de custos empresariais com o Vale Transporte; Instrumento de combate ao transporte informal; dentre outros.
$
No Globo Online, do dia 04/05/2009, consta que a capital do Estado corresponde por 60% das viagens e, por isso, a tarifa no Rio será diferente dos demais municípios. A matéria complementa dizendo que só na região metropolitana do Rio existem cerca de 157 linhas de ônibus e 35 empresas diferentes. O desafio é fechar uma conta para que a tarifa integrada funcione sem provocar desequilíbrio financeiro às empresas de ônibus.
&
Outra questão deixarei bem claro - Será que o novo sistema diminuirá o caos transitório na cidade? Pois quanto mais carros nas ruas e, quanto menos pessoas usarem ônibus, metrôs, barcas, menos congestionado ficará o trânsito! E olha que ainda nem voltou a chover, senão...

Um comentário:

  1. É Alexandre, como somos vagarosos em atitudes, que certamente acarretarão grandes benefícios, não só sociais, mas ,também, de cuidado ao ambiente; pois imagina quanto ganharemos na diminuições de CO2??

    É isso aí - bilhete único + créditos de carbono!

    Abração!

    Emerson.

    ResponderExcluir