terça-feira, 29 de setembro de 2009

A imprensa transmite. E a sociedade?

Pior do que ser assaltado é sofrer um sequestro. O bandido atinge sua vítima de maneira cruel, perturbando seu psicológico e marcando a pessoa para o resto da vida. Não é novidade, porém ultimamente, o Rio de Janeiro tem registrado incríveis casos de sequestros, alguns motivados por roubo, outros seguidos de morte. Como todos sabem, o Estado do Rio de Janeiro investe em Segurança, seja comprando armas, uniformes ou veículos - A estrutura só será útil, através de um bom planejamento!
*
Parabéns Polícia Militar
Na última sexta feira, dia 25 de setembro, um homem roubou um carro no bairro da Tijuca, iniciando uma perseguição com a polícia militar. Em seguida o bandido invade uma farmácia e faz uma comerciária de refém. O caso se complica quando a polícia descobre que o bandido possui uma granada, e ameaça explodí-la caso suas reevindicações não sejam cumpridas - Neste momento a ameaça se torna pública e inconsequente, permitindo a corporação "Polícia Militar" agir da melhor maneira possível (evitar tragédia maior). No final da história, um atirador de elite acerta um tiro certeiro na cabeça do indivíduo e os curiosos de plantão batem palmas.
&
- Mas de nada adiantou, pois tudo não passou de uma reação em cadeia. Onde no fim da pirâmide, estão os policiais, atuando sobre as consequências e, no alto, como causador desse descaso social, está o Governador, o Prefeito e qualquer outra representação política do povo...

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Divulgação favorece ao Estado?

Por pior que seja, os dois maiores pólos econômicos do país estão brigando pela atenção da sociedade. Isto quer dizer, quando São Paulo organiza uma mega comoção pública em pró da cultura ou dos esportes; o Rio de Janeiro responde na mesma proporção lançando ou sediando algum evento para chamar de seu. Neste final de semana, foi a vez do Rio responder a rodada esportiva de São Paulo com uma mega pista de Snowboard - Ou seja, na alta temperatura dos trópicos, fizeram nevar sob a areia da praia de Botafogo...De quem foi essa idéia brilhante?
&
Nunca fui contra, inclusive pratico esportes radicais. Acho interessante, pois nos fazem superar obstáculos e nos permitem obter uma satisfação instantânea, quando conquistamos tal objetivo. Descobri que qualquer esporte é aplicado através de conceitos estabelecidos e são sempre lecionados de maneira disciplinar. Por isso, não será de uma hora para outra que se alcançará o topo do pódio - Assim são feitos os campeões! Ao contrário do Rio de Janeiro, onde a politicagem anda em passos largos e impede uma minoria significativa de criar ações relevantes voltadas para a maioria carente!
:
- Pois quem disse ao egoísta, que para vencer na vida basta ser poderoso?
*
E se houvesse a menor responsabilidade social por parte dos governadores, ou prefeitos, estes pensariam duas vezes antes de organizar o mega-evento. Todo esse dinheiro gasto pela iniciativa privada, poderia ser melhor aplicado em projetos sociais de incentivo ao ESPORTE . No fim das contas, esse investimento estaria contribuindo para as conquistas daqueles brasileiros que sonham em algum dia chegar no topo do pódio...aí sim seria divulgação positiva!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A gente quer só trabalho!


Ontem o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral assinou um acordo regularizando e fixando o número total de vans que fazem o percurso intermunicipal no estado. Serão 462 vans, divididas por 50 linhas que ligarão os municípios aos terminais rodoviários. Para legalizar tal situação, os motoristas atenderam a uma série de exigências feitas pelo Departamento Estadual de Transporte Público (Detro-RJ). É bem verdade que esse limite imposto, acaba impedindo uma maioria de transportar passageiros de forma regular neste percurso. Ou seja, a grande maioria que não conseguiu entrar nessa licitação, está proibida de trabalhar dignamente e até legalmente.
&
Não sou contra a regularização dos transportes públicos, obviamente, é dever do Estado garantir qualidade e segurança nos serviços prestados pelos motoristas. Porém acredito que isso deva ser feito com responsabilidade, levando em consideração o total de trabalhadores à serviço e também, a necessidade real para suprir a demanda diária. Da forma como foi feita, apenas uma pequena parcela se beneficiou dessa legalização e jogou dezenas, centenas de pessoas ao trabalho clandestino - Por fim, resultará na restauração de um sistema facilmente corruptível!

Será que houve alguma influência das empresas de ônibus?

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Olimpíadas 2016 - Motivos não faltam!


Quando a Comissão Olímpica Internacional passou pelo Brasil, as autoridades nacionais se preocuparam com a reputação das cidades sedes. Dentre as grandes concorrentes, o Rio de Janeiro se destacou por ser o maior símbolo turístico Brasileiro. As Olimpíadas sempre representaram tudo aquilo que qualquer outro país precisa - Ou seja, uma garantia sucessiva de desenvolvimentos públicos, privados e social.
¨
Logo antes da Comissão Olímpica Internacional (COI) passar pelo Rio, o governador e a prefeitura transformaram a cidade num verdadeiro campo de batalhas. Esta foi uma saída para se reciclar o que estava nas entranhas da sociedade carioca. Foram pontos relevantes salvos com o compromisso de aliviar as péssimas gestões anteriores, porém dizer que os maiores anseios já foram vencidos - é demais pretensioso. A população sofre com a desigualdade social, precisa ampliar a rede de transportes públicos e até maiores investimentos na infraestrutura turística. Sem falar no sistema público de saúde...
Eu tenho um sonho

Até 2016, a Olimpíada do Brasil irá resgatar pessoas lúcidas e comprometidas com a causa social. Serão investimentos conscientes em todas as necessidades do Brasil. Seja propriamente dito no esporte (e tantos benefícios agregados), ou na transformação do pensamento sustentável. É importante começar cedo o trabalho, focando principalmente nas crianças, pois estas viriam a se tornar futuras campeãs. Não podemos nos reter diante das dificuldades do presente!!