segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O futuro depende das escolas de hoje!

Houve um tempo em que ser político não era apontar o dedo para o outro. Neste período bem relembro aquele que fez muito pelo Estado da Guanabara, seu nome foi Brizola e junto com Darcy Ribeiro, levantou bandeiras inimagináveis para sua época (1982). Algumas foram bem sucedidas, outras um fiásco. Quero enfatizar aqui, apenas uma de suas principais criações, os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps).
*
Projetado pelo arquiteto, Oscar Niemeyer e idealizado pelo professor, antropólogo e ativista, Darcy Ribeiro. O projeto tinha como princípio básico abolir o tempo ócio na vida das crianças de baixa renda do Estado. Na prática, os alunos tinham ali a oportunidade de aprender atividades extra curriculares, como aulas de capoeira, música, artes e até mesmo a prática nas quadras poliesportivas. Os Cieps foram caracterizados por suas construções grandiosas e acessíveis.
_
24/08/2009
_
No dia da infância, 108 mil alunos que estudam nas regiões mais violentas da cidade vão ter uma novidade na rotina escolar: a educação em tempo integral. O projeto Escola do Amanhã vai ser implantado em 150 escolas que ficam dentro de comunidades carentes. O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, inauguraram o projeto, na manhã desta segunda, na Escola Municipal Pedro Aleixo, na Praça da Bíblia, na Cidade de Deus. Matéria de Isabela Bastos, para o Bom Dia Rio e CBN, também publicada no Globo Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário