segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O futuro depende das escolas de hoje!

Houve um tempo em que ser político não era apontar o dedo para o outro. Neste período bem relembro aquele que fez muito pelo Estado da Guanabara, seu nome foi Brizola e junto com Darcy Ribeiro, levantou bandeiras inimagináveis para sua época (1982). Algumas foram bem sucedidas, outras um fiásco. Quero enfatizar aqui, apenas uma de suas principais criações, os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps).
*
Projetado pelo arquiteto, Oscar Niemeyer e idealizado pelo professor, antropólogo e ativista, Darcy Ribeiro. O projeto tinha como princípio básico abolir o tempo ócio na vida das crianças de baixa renda do Estado. Na prática, os alunos tinham ali a oportunidade de aprender atividades extra curriculares, como aulas de capoeira, música, artes e até mesmo a prática nas quadras poliesportivas. Os Cieps foram caracterizados por suas construções grandiosas e acessíveis.
_
24/08/2009
_
No dia da infância, 108 mil alunos que estudam nas regiões mais violentas da cidade vão ter uma novidade na rotina escolar: a educação em tempo integral. O projeto Escola do Amanhã vai ser implantado em 150 escolas que ficam dentro de comunidades carentes. O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, inauguraram o projeto, na manhã desta segunda, na Escola Municipal Pedro Aleixo, na Praça da Bíblia, na Cidade de Deus. Matéria de Isabela Bastos, para o Bom Dia Rio e CBN, também publicada no Globo Online.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Violência + Violência = Descaso Social

Quando li "Abusado" de Caco Barcellos, a guerra na favela Dona Marta era outra. Bandidos contra bandidos e policiais contra bandidos...neste impasse, os traficantes lutavam em função das facções, e assim, instauravam um poder paralelo nas comunidades. Apesar da polícia ser altamente corruptível (em alguns momentos coniventes com o crime organizado), sempre que a polícia subia o morro, os bandidos já sabiam que - Salve-se quem puder!
+
Porém, hoje em dia a situação está um pouco mais complexa...Atualmente fala-se muito em Polícia Pacificadora, mas que vem sendo utilizada exclusivamente em missões pós invasão policial. É um projeto de inclusão social, agregado a restruturação cidadã dentro das favelas. Os moradores tem a oportunidade de vivênciar uma política social executada pela Polícia Militar, através de recursos públicos disponíveis pelo município, estado e do governo.
+
A verdade é que a polícia está apertando o cerco sobre os bandidos, como forma de suprimir suas fontes de renda. Estes não vendo outra alternativa, acabam partindo para alternativas um tanto extremas. Tamanha audácia surpreende até mesmo os próprios policiais, porqque se antes havia um pacto invisível - Infelizmente, esvaiu-se frente ao desrespeito cometido por ambos os lados.
=
Será que tanto desprezo, não seria uma marca originária de uma causa perdida pelo próprio Estado? Afinal, matar ou morrer é mesmo a vontade que todos sentem de sobreviver?

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Como cultivar uma carreira policial?

A profissão mais perigosa do mundo está sobre ameaça. Isto por que, duas autoridades públicas (Polícia Civil e Militar) travaram uma pequena guerra particular. Podendo ser comparável ás relações políticas, tudo foi desencadeado pelo caso da engenheira desaparecida, Patrícia Amieiro Franco. A partir disso, a situação piorou para ambos os lados, pois dentro das versões qual seria aquela correta?
*
De um lado, o risco à integridade centenária da Polícia Militar. Por que se houve algum erro na abordagem dos políciais envolvidos, de fato, a ocultação do cadáver sentenciou tal acusação. Porém, se tudo não passou de um mau entendido, como está escrito no depoimento apresentado pelo Motoboy - E a engenheira foi executada pelos traficantes, que a serviam do seu vício. Infelizmente nunca saberemos a verdade, antes do fim das investigações...
&
De onde surgiram essas testemunhas? Será que falam a verdade? Pois do contrário, quem estaria por trás disso tudo?

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Será possível?

No Rio de Janeiro, se algum indíviduo tossir, a multidão ao lado se dispersa amedrontada pela gripe suína. E como se isso já não bastasse, ninguém foi capaz de me responder se aquela febre altíssima que tive era a tal pandemia - O importante passou e agora pude voltar ao trabalho!
----------------------X------------------------
Pois bem, o assunto de hoje diz respeito a um anúncio feito pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes:
_
De acordo com o Globo Online, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), ficará responsável agora por conservar as cozinhas e também preparar as merendas de 1.063 escolas municipais do Rio. Para isso, será aberto um concurso público para contratar cerca de 500 agente de cozinha em regime de Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Segundo a secretária Municipal de Educação, Claúdia Costin, um dos objetivos da medida é permitir que os diretores da escola se concentrem exclusivamente nas atividades de ensino. O decreto do prefeito, publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial, já prevê a transferência para a Comlurb dos recursos de manutenção das cozinhas industriais das escolas.

- Apesar dos desvios extremos rumo ao objetivo, tal iniciativa deve ser encarada como um primeiro passo, neste longo processo de reorganização do sistema educacional municipal.

E que isto sirva de exemplo para o Governador!