Vira e mexe o Sindicato dos Rodoviários do Rio reivindica melhores condições para os motoristas de ônibus do município do Rio de Janeiro. Desta vez, as principais reivindicações dos rodoviários estão no reajuste salarial de 15% e o fim da dupla função para motoristas que exercem a atividade de trocador. Não sou especialista para dizer se correto ou não tais reivindicações, mas posso analisar alguns pontos que venho observando últimamente.
Há de se levar em consideração a precariedade de grande parte das frotas de ônibus que fazem o transporte público na cidade. Alguns veículos estão caíndo aos pedaços, inclusive, correndo o rísco de causar uma tragédia. Por outro lado, está a rotina atribulada dos motoristas, muitas vezes sobrecarregados de trabalho e pressionados quanto ao cumprimento de horários fixos. As empresas de nada contribuem para melhorar essas condições, pois buscam única e exclusivamente o próprio lucro.
Para pensar...
Recentemente foi aprovado um significativo aumento da tarifa cobrada na passagem de ônibus no Rio. Esse aumento foi confirmado pela Rio Ônibus, visando melhorar o serviço prestado pelas empresas para a sociedade. Se o serviço continua o mesmo e, só aumenta a exploração sobre os motoristas - Para onde está indo todo o dinheiro pago diariamente por trabalhadores como nós? Estou cansado desses "Barões do Transporte Público", que só pensam em encher o próprio bolso!