quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Lugar de ladrão é na cadeia!

Mas de quê adianta este ditado se não existem presídios o suficiente para suportar tantos infratores?
_
Recentemente o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame visitou algumas carceragens no Rio de Janeiro. Durante a visita o secretário salientou a necessidade de realizar obras nas instalações e prometeu prometeu concluir o programa "Delegacia Legal" - somando 3.500 vagas no sistema prisional tanto para homens, quanto para mulheres. As delegacias mantém os indivíduos que aguardam os processos da justiça para responder em liberdade (algo provisório). No Brasil, a justiça caminha a passos lentos, são muitos os presos detidos nestas carceragens por longos períodos, aglomerando-se em celas sem nenhuma condição necessária.
_
Na verdade existe uma demanda X, porém a falta de espaço nas casas de detenção torna tudo ainda pior. Somando-se a precariedade do judiciário, está um sistema carcerário infernal, resultado de anos e anos de descaso público! Se alguém fizesse algo...talvez desafogando os processos e restruturando as cadeias - Os bandidos saíriam das suas exclusões "corrigidos" e conscientes do papel na sociedade. Todo cidadão deveria exigir isso perante os políticos!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Evolução das Classes

Meu texto faz referência a matéria publicada no Globo Online, dia 04/02/2010:

Cabral e Paes assinam protocolo para ações sociais na Cidade de Deus


- Receber a Unidade de Polícia Pacificadora numa favela carioca é o desejo de todos. Salvo a população urbana, viver no alto dos morros, finalmente pode se transformar em algo civilizado - Para isso, basta implantar atividades integradas visando a reestruturação física e de apoio à comunidade. Através de ações que complementam a rotina dos cidadãos, todos os envolvidos serão responsáveis pela certificação e utilidade de tais medidas. Tudo será discutido gradualmente, a fim de não deixar cometer os velhos erros do passado, ou então, sem perder vidas inocentes pelo caminho.

Os objetivos por de trás da Pacificação de Favelas Cariocas é uma questão amplamente Social - Pois neste contexto, são novas possibilidades que se abrem para grupos da sociedade, que até então se desconhecia qualquer potencial amplo. Devemos nos permitir explorar tais atividades, de maneira à descobrir um real significado para essa democracia qual vivemos - sem deixar de fora toda a evolução!