quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Perspectiva de Equilíbrio Social


A dor e a coragem de estabelecer a paz nos morros da Zona Sul carioca, me faz relembrar daqueles períodos de maior desespero. Quando não existiam dois lados para contar a história, exaltava-se apenas o forte. Porém, coisas mudaram e de uns tempos pra cá o respeito falou mais alto - A dignidade dos moradores foi vista como algo essencial para se garantir o desenvolvimento social. Nada se conquista sem sofrimento, mesmo que injustamente, o processo busca a justa causa frente ao descaso do passado - Os moradores, novos ou antigos, serão tratados como seres humanos. A partir de trabalho sério, os resultados alcançados irão traduzir um equilíbrio real e necessário. Ou seja, todos compreenderão o significado de qualidade de vida!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Violência tem causa?

Recentemente, a polícia militar resolveu dominar algumas favelas da Zona Sul carioca. A intenção é implantar as chamadas Unidades de Policia Pacificadora (UPP), cujo principal objetivo foi destruir qualquer forma de poder paralelo instaurado nos morros e comunidades carentes do Rio. Será preciso total apoio de nós cariocas, a fim de acabar com toda essa violência!
*
Dois exemplos podem ser citados como resultados positivos dessa ação: O DONA MARTA e a FAVELA DO BATAM, são diferenciados pelo contexto social qual se encontravam na camada urbana. Um sofria pela dominação covarde, "oferecendo" aos habitantes um assédio econômico, moral e injusto. Outro, não garantia qualquer tipo de benefício aos habitantes e causava um terrorismo insano. Os traficantes que aterrorizavam o Dona Marta são reflexos extremados de uma sociedade opressora. A milícia da Favela do Batam, nunca foi exemplo para nada, cujos soldados negociavam desde o gás de cozinha até pirataria da TV à cabo.
_
A situação em ambas está equilibrada, isto por que o projeto de ocupação estabelecido pela Polícia Militar é amplo e renovador na comunidade. Ou seja, à noite não se escutam mais tiros, a tarde os bandidos não desfilam mais portando armas e de madrugada os moradores não são pegos de surpresa pela invasão entre facções criminosas. Por fim, todos os moradores encontraram a paz tão desejada, apesar de também necessitarem de uma presença constante e efetiva do Governo do Estado. Infraestrutura urbana, qualidade de vida, segurança - Tudo isso é fundamental para formar qualquer sociedade, independente das classes...